
PGR e PCA

O Programa de Gerenciamento de Riscos PGR está em vigor desde janeiro de 2022 e foi idealizado para diminuir a burocracia de processos e aumentar a segurança dos trabalhadores. Sua empresa está pronta para implementar as medidas?
O novo e atual PGR é mais abrangente, completo e dinâmico, incluindo outros tipos de riscos que podem impactar a saúde e segurança dos trabalhadores. Enquanto que o antigo PPRA limitava o gerenciamento aos riscos ambientais. Além disso, o PGR deve realizar o Inventário de Riscos, documento obrigatório que traz os perigos encontrados nas atividades desempenhadas pelos funcionários
O PGR atua de forma integrada com a área de Segurança do Trabalho, sendo sua missão implementar medidas e métodos que previnam, minimizem, monitorem e controlem os riscos. Com isso, favorece todo o sistema para que os protocolos estabelecidos sejam cumpridos e as normas de segurança, atendidas.
Em primeiro lugar, é necessário identificar os fatores de risco, ou seja, o que pode causar danos ao trabalhador, à empresa e/ou ao meio ambiente. Portanto, nomeie as possíveis causas de acidentes, diferencie as fontes de perigo (materiais, locais, máquinas etc.). Depois, compreenda o que uma eventualidade pode provocar nelas.
Resolver os pontos de perigo é o próximo passo. Na prática, é hora de eliminar as ameaças. É possível utilizar aqui a hierarquia de controles, proposta pela NIOSH (The National Institute for Occupational Safety and Health). Dessa maneira, a lista de soluções pode ser:
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Eliminar o risco.
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Substituir o risco.
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Afastar os colaboradores do risco.
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Mudar o método de trabalho.
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Proteger a equipe com EPIs.
É importante também dar prioridade à conscientização dos colaboradores por meio de treinamentos sobre o assunto. Trabalhadores protegidos, então, acompanhe as medidas de controle e avalie a efetividade das ações.
Lembre-se: o Programa de Gerenciamento de Riscos PGR não é estático, um documento para arquivar e pronto. É fundamental estar sempre atualizado, permitindo o acesso a novas tecnologias e, acima de tudo, implementando as boas práticas.
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Já o PCA (Programa de Controle Auditivo ou de Conservação Auditiva) é voltado ao atendimento dos trabalhadores expostos a níveis de ruído e que precisam de ações de prevenção de perdas auditivas. O PPRA facilita o desenvolvimento do PCA que tem como objetivo principal de assegurar a saúde auditiva dos trabalhadores expostos a níveis elevados de pressão sonora, dando ênfase à qualidade de vida do trabalhador evitando perdas auditivas e reduzindo os efeitos que o ruído pode causar no organismo. Utilizar os equipamentos indicados pelo técnico da maneira correta, promover a motivação constante da empresa e funcionário é necessário para que o programa seja eficaz, pois os benefícios atingem as duas partes, trazendo conforto, segurança e produção!